domingo, 28 de novembro de 2010

Quer Fotografar? Procure um Foto Clube
Francisco LOPES Filho
Fotografar pode ser um ótimo passa tempo. Muitos usam o ato fotográfico para aliviar o estresse da vida urbana. Sair no fim de semana com seu equipamento e registrar a natureza, as pessoas, animais ou formas arquitetônicas pode ser reconfortante, mas não precisa, necessariamente, ser um ato solitário. Para sorte dos fotógrafos amadores que praticam a fotografia por amor, como passa-tempo e acima de tudo, não dependem da fotografia como fonte exclusiva de renda existem atualmente foto clubes espalhados por quase todos os Estados do Brasil.
Foto clubes são associações sem fins lucrativos que visam agrupar fotógrafos amadores e profissionais em torno de discussões teóricas e saídas fotográficas práticas. De acordo com informações, os primeiros apareceram na França em meados de 1850, apenas 11 anos após o anúncio oficial da invenção da fotografia, feito por Daguerre para a Academia de Ciências da França. Claro que naquela época, fotografar era muito mais complicado. Para ser fotógrafo era necessário aprender química e física e carregar quilos de equipamentos e chapas de vidro. No Brasil, o primeiro foto clube que se tem notícia foi o Photo Club Hélios criado por imigrantes alemães em Porto Alegre em 1918.
O movimento fotoclubista no Brasil foi muito forte nos anos 70 e sofreu um declínio nas décadas seguintes por conta de sucessivas crises econômicas que tornaram o ato fotográfico muito caro. Várias associações fecharam suas portas enquanto outras sobreviveram com alguns poucos membros mais idealistas. Porém, tudo isso mudou com o advento da fotografia digital e a melhora da situação econômica do país. Com a grande tendência de convergência de mídias, quase todo mundo, seja por conta de câmeras ou por celulares, tem acesso imediato a fotografia. Com essa nova safra de fotógrafos surgindo, os foto clubes ganharam força e vários novos foram criados.
Um foto clube não é apenas um lugar onde diversos fotógrafos se reúnem para fazer fotos. Ele é um espaço de discussão e onde se pode fazer amizade. Vários dos movimentos que definiram a fotografia moderna no Brasil surgiram em discussões e debates teóricos em foto clubes. Além de apurar o olhar,  o foto clube é um local para mostrar sua sensibilidade e aprender fotografia.
Para quem se interessa pelo assunto e quer se filiar,  procure o Clube da Fotografia em Petrolina e venha fazer amigos com interesses comuns.
Contato: lopesfilho42@uol.com.br ou 087 8821 8795.
_____
Adaptado de Gilson Lorenti e Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário